POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cabaceiras realiza maior evento de fortalecimento da caprinovinocultura

A cidade de Cabaceiras se prepara para mais uma edição da Festa do Bode Rei – Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, que acontecerá no período de 3 a 5 de junho. Este ano a festa chega à sua XIII edição, sendo considerado um dos eventos mais importantes do Brasil e do mundo para o fortalecimento da caprinovinocultura.

O evento é realizado anualmente com o objetivo de congregar todos os agentes produtivos da cadeia da caprinovinocultura nordestina, bem como: profissionais do setor, instituições de pesquisa e extensão, órgãos públicos, comerciantes, estudantes da área agropecuária e o público em geral.

Este ano, serão três dias de muitas atividades: exposição de caprinos e ovinos de várias raças, premiação para os melhores expositores, feira de animais inclusive com financiamento de bancos oficiais, concurso leiteiro com premiação dos vencedores, competições, seminários sobre a cadeia produtiva da caprina-ovinocultura, turismo cinematográfico e turismo rural, mostra gastronômica, feira de artesanato, forró-pé-de-serra, arrastão do bode e shows artísticos culturais.

A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade, onde o turista poderá tornar-se um exímio entendedor do universo bodístico. Desde a identificação da grande variedade de raças nacionais e internacionais, até degustar pratos típicos da culinária bodística como buchada e picado, pizza de bode, bodioca (tapioca recheada com strogonoff de bode), lingüiça de bode, queijo e o exclusivo doce de xique-xique, entre outras variedades típicas da região.

A festa ocupa três espaços principais: Parque do Bode, Arraial do Bode e Praça do Bode. No Parque do Bode, 60 currais são colocados à disposição dos criadores para exposição e comercialização de animais e uma arena é destinada à realização dos concursos de Cabra Leiteira e Melhor Buchada, além das competições envolvendo criadores como: Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana de Bode e Triatlon de Bode.

No Arraial do Bode a ordem imperial de sua realeza – o Bode – é a de que ninguém pode ficar parado. Diariamente acontecerão atrações culturais mescladas pela apresentação de trios forró-pé-de-serra e grupos folclóricos, que se apresentarão garantindo o arrasta-pé dos turistas.

Ao redor do arraial estão sendo montadas barracas que formarão o Espaço da Culinária Bodística (Praça de alimentação), onde podem ser encontrados as mais variadas delícias à base da carne de bode.

Na Praça do Bode (Praça do Artesanato) o couro do bode vira arte pelas mãos de artesãos da comunidade rural da Ribeira e são exportados para o Brasil e o mundo através da Arteza.

Além do Arraial do Bode e do Parque do Bode, o visitante pode ainda aproveitar para conhecer o Memorial Cinematográfico de Cabaceiras, Museu Histórico do Cariri, o Centro histórico, cenário natural para produções de época, o letreiro do Roliude Nordestina, e a calçada da fama.

Na zona rural do município, os turistas podem conhecer os sítios arqueológicos como o Lajedo de Pai Mateus, que abrigam produções cinematográficas e servem de cenário natural que levam as belezas de Cabaceiras para as salas de cinema do Brasil e do mundo.

Redação iParaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário